sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Módulo 3

Assunto: Da sua experiência como Formando, refira uma acção de formação em que gostou particularmente de tomar parte?

A última vez que fiz o Curso de Requalificação Pedagógica de Formadores – nessa altura designava-se Formação Contínua de Formadores – optei por não o fazer na EFPF no CFMTFA (espero não vir a sofrer represálias por esta confidência). Frequentei a dita acção de formação num organismo de formação civil.
O itinerário de formação compreendia o módulo de “Métodos Activos” que eu recordo com especial satisfação. Começámos as sessões desse módulo de uma forma muito peculiar; em vez da tradicional apresentação individual foi-nos sugerido formarmos grupos de dois ou três. Seguidamente foi-nos pedido para entrevistar o parceiro/a para posteriormente o apresentar à turma. Isto resultou em pleno! Não só resolveu a questão das apresentações, por vezes incómoda, como também quebrou o gelo e criou determinados laços entre os formandos que se mantiveram até ao fim.
A matéria propriamente dita também foi tratada de uma forma similar. Éramos convidados a formar grupos de 3 ou 4 formandos para resolver determinado problema. Após as sessões de trabalho em grupo, normalmente 10 minutos, as conclusões eram apresentadas à restante turma e eram discutidas as diversas soluções.
Os trabalhos propostos constituíam, conforme nos fomos apercebendo, um itinerário que fomos percorrendo com o nosso labor. Chegados à meta, ou seja atingidos os objectivos, ficamos abismados com a quase perfeita coincidência entre os nossos resultados e os resultados que a formadora pretendia que alcançássemos (no fim foi feita uma apresentação pela formadora em Power Point, que tinha sido previamente preparada, com a consolidação dos resultados a obter com aquele modulo).Esta foi sem margem para dúvida a formação mais marcante que frequentei até hoje.